Análise do Vídeo:
“ AO MESTRE COM CARINHO”
Por: Marcele Souza
O vídeo a ser analisado é um
fragmento* do filme intitulado Ao
mestre com carinho
que foi produzido na Inglaterra e lançado no ano de 1967. Conta a
história de um engenheiro que estava desempregado e decide aceitar a
proposta de lecionar numa escola de periferia.
No fragmento assistido temos uma
classe mista de alunos rebeldes, socialmente rejeitados, com atitudes
desafiadoras e desrespeitosas observada num trecho em que o aluno
pede pra sair da sala e bate a porta, de maneira cínica volta e diz
ao professor que foi uma corrente de ar. Comportamentos como esse
dificulta a condução da aula por parte do professor que até então
mantem uma postura pacifica.
Quanto a organização da sala de
aula observamos as carteiras dos alunos enfileiradas, a carteira do
professor está à frente em um degrau mais elevado, à cima, tendo
uma posição de destaque, o mesmo ocorre com a organização dos
conteúdos que também é centrada no professor, somente ele tem o
direito de escolha do que deve ser ensinado tendo como referencia o
grau de complexidade das matérias. Essa estrutura nos remete a
educação bancária onde o professor é o único detentor do saber.
O professor cansado das rebeldias
dos alunos resolve mudar sua estratégia de ensino, apesar de seu
comportamento autoritário onde dita normas e regras em classe numa
tentativa de modelar o individuo reforçando os comportamentos
positivos, socialmente aceitos principalmente a disciplina tida como
garantia aprendizagens, características da teoria Behaviorista de
Skinner.
Em conseqüência da mudança
didática o professor passa a dar espaço a subjetividade do aluno,
contrariando a lógica da educação bancária supracitada. A
relação professor-aluno evidenciada por Skinner, embasada no uso da
máquina de ensinar onde ele defendia que esta se ocupasse dos
conteúdos e o professor se preocupasse com sua relação
interpessoal com os alunos, se torna inovadora no vídeo, para a
época o professor se libertar dos livros e ensinar aos alunos
assuntos diferenciados, sugerido por eles.
Essa postura inovadora é mostrada
quando o aluno pergunta sobre o que irão estudar e o professor
responde “coisas da vida”, as formas de tratamento, o respeito ao
próximo, assuntos significativos, voltados a realidade desse aluno,
já que, para Skinner o planejamento deve ser baseado em situações
reais, do contrário a aprendizagem será inútil.
* http://www.youtube.com/watch?v=kaQMTJ8L2Zo
Nenhum comentário:
Postar um comentário