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domingo, 25 de março de 2012

“ AO MESTRE COM CARINHO”


Análise do Vídeo:
AO MESTRE COM CARINHO”
Por: Marcele Souza

O vídeo a ser analisado é um fragmento* do filme intitulado Ao mestre com carinho que foi produzido na Inglaterra e lançado no ano de 1967. Conta a história de um engenheiro que estava desempregado e decide aceitar a proposta de lecionar numa escola de periferia.
No fragmento assistido temos uma classe mista de alunos rebeldes, socialmente rejeitados, com atitudes desafiadoras e desrespeitosas observada num trecho em que o aluno pede pra sair da sala e bate a porta, de maneira cínica volta e diz ao professor que foi uma corrente de ar. Comportamentos como esse dificulta a condução da aula por parte do professor que até então mantem uma postura pacifica.
Quanto a organização da sala de aula observamos as carteiras dos alunos enfileiradas, a carteira do professor está à frente em um degrau mais elevado, à cima, tendo uma posição de destaque, o mesmo ocorre com a organização dos conteúdos que também é centrada no professor, somente ele tem o direito de escolha do que deve ser ensinado tendo como referencia o grau de complexidade das matérias. Essa estrutura nos remete a educação bancária onde o professor é o único detentor do saber.
O professor cansado das rebeldias dos alunos resolve mudar sua estratégia de ensino, apesar de seu comportamento autoritário onde dita normas e regras em classe numa tentativa de modelar o individuo reforçando os comportamentos positivos, socialmente aceitos principalmente a disciplina tida como garantia aprendizagens, características da teoria Behaviorista de Skinner.
Em conseqüência da mudança didática o professor passa a dar espaço a subjetividade do aluno, contrariando a lógica da educação bancária supracitada. A relação professor-aluno evidenciada por Skinner, embasada no uso da máquina de ensinar onde ele defendia que esta se ocupasse dos conteúdos e o professor se preocupasse com sua relação interpessoal com os alunos, se torna inovadora no vídeo, para a época o professor se libertar dos livros e ensinar aos alunos assuntos diferenciados, sugerido por eles.
Essa postura inovadora é mostrada quando o aluno pergunta sobre o que irão estudar e o professor responde “coisas da vida”, as formas de tratamento, o respeito ao próximo, assuntos significativos, voltados a realidade desse aluno, já que, para Skinner o planejamento deve ser baseado em situações reais, do contrário a aprendizagem será inútil.

* http://www.youtube.com/watch?v=kaQMTJ8L2Zo

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