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domingo, 26 de fevereiro de 2012

A teoria de Vygotsky


A teoria de Vygotsky
Por: Marcele Souza

A criança aprende com a troca seja com o meio ou com o outro, é preciso interagir, essa interação é feita através da linguagem, definida por Vygotsky como a mediação do indivíduo com a cultura.
Sozinha a criança não seria capaz de adquirir o conhecimento que se obtém por intermédio de sua interação com os adultos e com outras crianças e nesse processo a linguagem é fundamental.

Os conhecimentos prévios configuram subsídios que ajudam na aprendizagem do aluno, na interação com o professor para adquirir novos conhecimentos. Basta verificar a definição de Zona de desenvolvimento proximal, que é a distância entre o nível de desenvolvimento que a criança está (com toda sua bagagem de conhecimentos adquiridos em sua interação externa), onde resolve problemas sem ajuda e o nível de desenvolvimento medido em função da resolução de problemas sob a orientação ou colaboração de um adulto ou de crianças mais experientes.

Na sala de aula o professor destaca pontos no ambiente, por exemplo, chama a atenção dos alunos para determinados aspectos, negligencia outros, levanta questões. Na interação com o professor o aluno tem a oportunidade de reestruturar sua percepção, discriminar pontos centrais e tais formas comportamentais usadas pelo professor nas situações de aprendizagem vai sendo apropriadas pelos alunos que passam a usá-las de modo independente.

Assim pode-se dar mais ênfase ao processo de aprendizagem capacitando o discente para que este venha a elaborar o conhecimento que se espera ser alcançado.
As operação fundamentais (adição, subtração, divisão, multiplicação) são trabalhadas na escola porém as crianças já trazem como conhecimentos prévios as noções de número e quantidades, dividem e repartem seus objetos com outras crianças sem saber que realizam operações matemáticas.

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