Resumo
Texto
MULTIDISCIPLINARIDADE
- INTERDISCIPLINARIDADE –
TRANSDISCIPLINARIDADE
Por: Marcele Souza
O
currículo escolar é multidisciplinar, está dividido em várias
disciplinas. Segundo Descartes os estudos profundos de recortes
feitos para melhor compreensão da Natureza, proporciona o
entendimento do todo, estes originam as disciplinas.
A
critica a cerca do olhar cartesiano está na fragmentação da forma
reducionista utilizada para se explicar a Natureza. Ao propor
recorte, perdem-se as relações entra as ciências dentro da
Natureza, visto que, apenas uma disciplina não consegue explicar os
fenômenos ou resolver um problema.
Alguns
autores defendem que a multidisciplinaridade é uma tentativa de
romper com a visão reducionista de Descartes, já que, para eles
estudar um determinado elemento recorre-se a informações de várias
matérias.
A
interdisciplinaridade tem origem no pensamento de Capra, no qual
defende que todas as coisas estão interligadas, ou seja, para se
compreender o todo é necessário estudar todas as partes e entender
as relações entre elas. Define a interdisciplinaridade como a
interação entre duas ou mais disciplinas.
Na
interdisciplinaridade escolar a perspectiva é educativa, as noções,
finalidades, habilidades e técnicas favorecem ao processo de
aprendizagem, respeitando os saberes dos alunos e sua integração.
O
ensino baseado na interdisciplinaridade proporciona uma aprendizagem
mais estruturada e rica, onde os conceitos estão organizados em
torno de unidades globais de estruturas conceituais e metodológicas
compartilhada por várias disciplinas.
A
transdisciplinaridade no pensamento complexo de Morin, que propõe um
novo olhar aos sistemas, de forma que todas as coisas sejam vistas
como uma só, não existindo fronteiras entre as disciplinas,
procurando uma interação máxima entre as disciplinas respeitando
suas individualidades. Isso significa que existe um pensamento
organizador que ultrapassa as próprias disciplinas, ela é mais
integradora.
Na
transdiciplinaridade não existe fronteira entre as disciplinas, é
como está ao mesmo tempo entre, através, e além das disciplinas.
Sua finalidade é a compreensão do mundo atual, para o que um dos
imperativos é a unidade do conhecimento. Ela também exige uma
postura de democracia cognitiva, superando o preconceito introduzido
pela hierarquização dos saberes.
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