Páginas

terça-feira, 27 de março de 2012

MULTIDISCIPLINARIDADE...


Resumo Texto 
MULTIDISCIPLINARIDADE - INTERDISCIPLINARIDADE –
TRANSDISCIPLINARIDADE
Por: Marcele Souza

O currículo escolar é multidisciplinar, está dividido em várias disciplinas. Segundo Descartes os estudos profundos de recortes feitos para melhor compreensão da Natureza, proporciona o entendimento do todo, estes originam as disciplinas.
A critica a cerca do olhar cartesiano está na fragmentação da forma reducionista utilizada para se explicar a Natureza. Ao propor recorte, perdem-se as relações entra as ciências dentro da Natureza, visto que, apenas uma disciplina não consegue explicar os fenômenos ou resolver um problema.
Alguns autores defendem que a multidisciplinaridade é uma tentativa de romper com a visão reducionista de Descartes, já que, para eles estudar um determinado elemento recorre-se a informações de várias matérias.
A interdisciplinaridade tem origem no pensamento de Capra, no qual defende que todas as coisas estão interligadas, ou seja, para se compreender o todo é necessário estudar todas as partes e entender as relações entre elas. Define a interdisciplinaridade como a interação entre duas ou mais disciplinas.
Na interdisciplinaridade escolar a perspectiva é educativa, as noções, finalidades, habilidades e técnicas favorecem ao processo de aprendizagem, respeitando os saberes dos alunos e sua integração.
O ensino baseado na interdisciplinaridade proporciona uma aprendizagem mais estruturada e rica, onde os conceitos estão organizados em torno de unidades globais de estruturas conceituais e metodológicas compartilhada por várias disciplinas.
A transdisciplinaridade no pensamento complexo de Morin, que propõe um novo olhar aos sistemas, de forma que todas as coisas sejam vistas como uma só, não existindo fronteiras entre as disciplinas, procurando uma interação máxima entre as disciplinas respeitando suas individualidades. Isso significa que existe um pensamento organizador que ultrapassa as próprias disciplinas, ela é mais integradora.
Na transdiciplinaridade não existe fronteira entre as disciplinas, é como está ao mesmo tempo entre, através, e além das disciplinas. Sua finalidade é a compreensão do mundo atual, para o que um dos imperativos é a unidade do conhecimento. Ela também exige uma postura de democracia cognitiva, superando o preconceito introduzido pela hierarquização dos saberes.






Nenhum comentário: