Páginas

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Investigações Matemáticas



Características de uma aula baseada em Investigações Matemáticas*

Segundo o texto a aula de investigação matemática é dividida em três fases à saber: Introdução da tarefa, desenvolvimento do trabalho e discussão final/reflexão.
i) Introdução da tarefa
Fase que determinará o sucesso da atividade, o professor deve apresentar a atividade e o objetivo da realização, explicar sobre a natureza da tarefa, dizer o que é um trabalho de investigação matemática.
Solicitar a leitura da atividade primeiro individual e depois de maneira coletiva para dirimir as dúvidas, eles devem compreender a situação proposta.

ii) Desenvolvimento da tarefa
A ideia é que o aluno adquira atitude investigativa, centra nas suas descobertas e pesquisas.O professor assume a postura de orientador, questionando para direcionar o trabalho investigativo.
Aqui o aluno irá organizar os dados, formular questões, fazer conjecturas, testar, demonstrar.

iii) Discussão/Reflexão
Esta etapa deve ser realizada na mesma aula para que não se perca a riqueza de todas as explorações feitas pelos alunos, além de fazer uma reflaxão para o professor do seu trabalho o que permite valorizar o processo e não o produto final.
O professor deve confrontar os alunos com hipóteses, estratégias, dificuldades que tenham passado, clarificação das ideias, sistetizar conclusões e validar resultados.

Não podemos deixar de enfatizar a importancia do planejamento da atividade, etapa que antecede a realização da tarefa, o professor deve ter o cuidado de pesquisar muito, selecionar, adaptar, contruir. Deve ainda elaborar a estrutura da aula, organização, o modo de trabalho dos alunos, e fazer a gestão do tempo que será gasto.
*As actividades de investigação, o professor e a aula de matemática (Helena Fonseca, Lina Brunheira e João Pedro da Ponte

Nenhum comentário: