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sábado, 25 de fevereiro de 2012

A teoria behaviorista de Skinner


A teoria behaviorista de Skinner
Por: Marcele Souza

Na presente teoria o educando é visto como passivo e a aprendizagem como modelagem do indivíduo, alunos seguindo padrões de comportamento, memorização. O professor é visto com detentor do conhecimento, autoritário, punindo aquele que não tivesse êxito em suas atividades. O conhecimento  é adquirido de forma mecânica e automática.
A educação com esta abordagem hoje já não tem espaço nas instituições de ensino, a educação bancária não faz mais sentido porque a concepção de formação do educando mudou.

Estamos o tempo todo condicionando a resposta dos alunos, utilizando do refoço para que realizem alguma atividade em classe, a exemplo, damos nota para aqueles que se comportam bem e faz as atividades, a chamada "nota de qualitativo".

Em nosso papel de professor, facilitamos a aprendizagem, procuramos estratégias de ensino mais eficazes, montamos um ambiente que estimula e propicia o aluno a compreender e executar comportamentos que pretendemos ensinar, para exemplificar:
Vivenciamos no ensino de matemática, o paradigma do exercício, o assunto é explanado, realizamos um exemplo e logo em seguida o aluno é convidado a responder, ou seja, após a aquisição de um comportamento ele faz o exercício que repete sua emissão, permitindo assim a manutenção e fixação para reprodução em situações similares.

A Máquina de Ensinar auxilia na aquisição de conteúdos, permite que o aluno controle seu ritmo de aprendizagem, só avançando a medida que fosse acertando. É eficaz se o objetivo é a memorização. Por conta disso, deveria ser mantida sim em nossas práticas, pois, apesar de ser um trabalho individual, leva em consideração a subjetividade de cada aluno quando lhe dava autonomia de coordenar as suas atividades.

Bem verdade, que esta máquinas garante o aprendizado mecanicista, deixando assim, o professor livre para melhorar as relações interpessoais (professor-aluno) insubstituíveis. Já que para Skinner o Planejamento tem que ser baseado em situações reais, do contrário a aprendizagem será inútil.

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